Reportagens com alunos do "João XXIII".

REPORTAGEM SOBRE ELEIÇÃO


Veja a reportagem realizada pela InterTv dos Vales com os alunos do "João XXIII":

No quadro da sala de aula, a política sob o ponto de vista de um dos maiores nomes da filosofia: Aristóteles. Ano de eleições, a discussão ganha mais fôlego. A maioria da turma tem 16 ou 17 anos. Eles já podem votar, mas será que tiraram o título? As opiniões se dividem.


Alison Araújo Lima vai votar pela primeira vez. Aos 16 anos, ele vê no voto a chance de mudar um cenário político que não o agrada.



O que impulsiona Alison, desanima a Paula Carolina. Mesma idade, mesma turma na escola, mas uma visão bem diferente. Ela prefere esperar completar os 18 anos para votar.



Em Ipatinga, atualmente, há mais jovens pensando como Paula, do que existia há quatro anos. O número de adolescentes, com 16 e 17 anos, que têm o título de eleitor, caiu. Em 2008, ano das últimas eleições municipais, eles eram 4.555. Em maio deste ano, eram 3.475. Queda de quase 24%.


REPORTAGEM SOBRE EXPRESSO CIDADANIA
Lançado em Belo Horizonte, em novembro/2011, o Expresso Cidadania 2012 reuniu jovens de escolas de segundo grau de dez cidades mineiras. Durante dois dias em cada cidade, eles assistiram palestras e esquetes cênicos, participaram de oficinas e atividades de ação política, voltadas para o objetivo principal do projeto: incentivo à participação política e ao voto consciente dos jovens. 
Na cidade de Ipatinga, duas escolas foram escolhidas para participarem deste projeto: Canuta Rosa e João XXIII. Foram várias palestras e os jovens também tiveram a oportunidade de tirarem o título de eleitor.




REPORTAGEM SOBRE ENDURO ESCOLA
O Enduro Escola é um projeto de lazer esportivo, educação ambiental e turismo realizado pela Secretaria de Estado de Turismo em  parceria com Circuitos Turísticos, visando a sensibilização e mobilização de estudantes para a prática do esporte de aventura na natureza como o trekking (caminhada ecológica), além de incentivar o conhecimento dos atrativos naturais e culturais da região do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas. No ano de 2011 foi realizado o projeto também em Santana do Riacho, Brumadinho, Juiz de Fora e São João Del Rei.

Os alunos da escola foram divididos em equipes, que além da capacidade técnica de interpretar a planilha e preparo físico, terão perguntas relacionadas a várias matérias, principalmente sobre as questões ambientais, geográficas e históricas, durante o percurso.

Desta forma, a equipe vencedora do enduro terá como premiação um Tour pelos principais atrativos turísticos de Coronel Fabriciano e Santana do Paraíso no dia 29 de novembro. Tal projeto é muito importante na formação de cidadãos em relação a autoestima, valorização da cultura local e consciência ambiental para a prática de uma atividade turística sustentável.

0 comentários: